Lamentavelmente para todos nós, os tempos não estão para celebrações e efemérides, mas o certo é que Duarte Mendonça comemora, em 2015, quarenta e dois (42) anos de actividade como Produtor e Promotor de concertos e Festivais de Jazz em Portugal, sendo actualmente, e desde 1990 – 36 anos – o Estoril Jazz, o mais importante e mediático que se realiza no nosso País.
Em anexo os detalhes da sua longa carreira, que como melómano e amador de Jazz teve início em 1944, e profissionalmente no Cascais Jazz/74, a convite do seu mentor e fundador Luís Vilas.
-
Os “highlights” da sua actividade encontram-se também no site, de uma forma resumida, com o título “Efemérides / Milestones”.
De assinalar que Duarte Mendonça é o Produtor, para além de mais idoso, o que há mais anos se dedica à Produção Jazz em Portugal.
|
|
Conferência de imprensa 1974 no Hot Clube de Portugal | DM com Luis Vilas-Boas no Cascais Jazz 1975 |
Para conhecimento dos mais distraídos que se movimentam nesta área, informamos que é, de longe, a entidade/melómano que mais músicos de Jazz, esmagadoramente norte-americanos (ver "Artistas" no site) e também com maiores estreias absolutas de músicos menos conhecidos, e com prejuízo para o próprio (receita de bilheteira) arriscando sempre, no intuito de dar a conhecer ao seu País jovens talentos, que a concorrência despreza.
O JAZZ que é norte-americano, como todos sabemos, está a atravessar uma grave crise no mercado Europeu.
80% dos Festivais são uma miscelânea com “música alternativa”, e 20% de “Jazz”, igual ao que Duarte Mendonça apresenta anualmente no Cascais Jazz/Estoril Jazz há 42 anos!!!
E continuará fiel aos seus critérios até ao fim dos seus dias!
O Jazz continua a ser a melhor música do Mundo (mesmo num contexto de crise global!)
Projazz/DM-Produções
PS: A colaboração e entreajuda de todos os amigos jazzistas será benvinda e essencial à sobrevivência do Estoril Jazz.