Projazz | DM Produções
A Projazz foi fundada e iniciou a sua actividade em 1 de Janeiro de 1989, tendo como principal actividade a produção de concertos e festivais de Jazz; promoção de artistas; direcção e assistência de produção de discos e espectáculos; agenciamento dos maiores nomes do espectáculo Norte Americano e Europeu nas áreas do Jazz e afins.
Duarte Mendonça seu sócio fundador, iniciou-se como produtor de concertos e festivais de Jazz em 1974, no então “Cascais Jazz” com Luís Vilas Boas.
Concebeu e implementou em 1982 o festival “Jazz Num Dia de Verão” o qual a partir de 1990 adquiriu a designação de “Estoril Jazz/Jazz Num Dia de Verão”.
O Estoril Jazz tem como principal objectivo a divulgação da música Jazz através de concertos ao vivo com músicos e grupos de primeiro plano da cena internacional, com especial incidência como é natural nos Norte Americanos, estando atento não só às novas tendências, sem descurar a qualidade artística, como também diversificar na medida do possível as características dos grupos – voz/trio.
Para além desta iniciativa de projecção nacional e internacional apoiada pela Autarquia de Cascais, Junta de Turismo da Costa do Estoril, Ministério da Cultura e Estoril Sol, a Projazz produz anualmente com o apoio da Petrogal SA o “Galp Jazz” em 1998 na sua nona edição.
A Projazz tem também como um dos seus objectivos apresentar ao público português o maior número possível dos grandes nomes do Jazz que nunca tenham actuado no nosso país, situação que após 26 anos de actividade ininterrupta nesta área, vai sendo cada vez mais difícil.
No passado recente (1990-1991) a Projazz implementou acções pedagógicas com a realização dos “Cursos Internacionais Projazz”, os quais entretanto tiveram que ser abandonados por falta de apoios financeiros da autarquia/turismo e entidades responsáveis pela cultura.
Desde a inauguração do Centro Cultural de Belém em 1993, a Projazz tem vindo a trabalhar regularmente com esta prestigiada instituição contratando nomes como Sonny Rollins, Johnny Griffin, Joe Louis Walker, Mulgrew Miller, Gary Bartz, Nicholas Payton, Stephane Grappelli, Charlie Haden, Trudy Lynn, Tony Bennett, Lucky Peterson, Betty Carter, Blue Note All Star, Bobby Watson, Carnegie Hall Jazz Band, Phil Woods, Shirley Scott, David “Fathead” Newman, Jane Ira Bloom, Diana Krall, Tribute to Gerry Mulligan com Nick Brignola, Gary Smulyan, Ronnie Cuber, “Guitar Summit” com Kenny Barron Trio, Mark Whitefield, Russell Malone, Doug Raney, Golden Gate Quartet, Dave Brubeck, Abbey Lincoln, Frank Foster Orchestra, (Loud Minority) Vanessa Rubin, Leroy Jones, II Women in Jazz/97 com Jessica Williams e Ingrid Jensen a maior parte dos quais em regime de co-produção.
Em Janeiro de 2002 a sociedade adquiriu a designação de Projazz/DM-Produções (Produção de Espectáculos Musicais, Unipessoal, Lda.).