Curtis Stigers e Trio

Biografia

CURTIS STIGERS (voz, saxofone tenor)

A carreira de Curtis Stigers constitui um caso único de ambivalência e sucesso em duas áreas, combinando o melhor de dois mundos, o da chamada "pop music" e do "jazz",entre os quais tem alternado no seu percurso musical, mas sem nunca comprometer a identidade específica de cada um destes estilos.

Parece ser esta a opinião da crítica da especialidade, a qual lhe imputa manifestas influências de Elvis Costello, da pop, e de Mark Murphy, do bebop, tal como o descreveu recentemente o jornalista Stephen Holden, do «New York Times». Sobre Curtis Stigers, afirmou Holden que ainda que a sua voz seja «mais forte e o seu fraseado mais fluente do que o de Costello, possui o mesmo vibrato». Por outro lado, a semelhança com Murphy manifesta-se ao nível dos solos em scat singing.

Acontece que Curtis Stigers está de volta ao jazz de corpo e alma, trazendo um novo registo discográfico, «Secret Heart» e apresentando-se nas suas actuações ao vivo com o apoio de um trio musculado, que pratica um jazz «straight-ahead» e sem concessões.

Na sua bagagem artística traz ainda o seu próprio saxofone tenor, o qual ajuda a imprimir ainda mais "swing" aos arranjos musicais dos temas, além de lhes conferir uma certa chama do "rhythm and blues".

 Nascido em Boise no Estado do Idaho, aos 21 anos Stigers dirigiu-se para a 'big apple', onde musicalmente tudo acontece, mas também onde o trigo é separado do joio e é necessário muito talento e infinita persistência para vencer. Stigers evidenciou ambas as qualidades e quatro anos depois, em 1991, o seu disco de estreia, «Curtis Stigers», já vendia nada menos do que dois milhões de exemplares. «I Wonder Why» foi o single com maior sucesso, embora restem poucas dúvidas de quais os motivos, quando se ouve a sua obra discográfica e se percebe que Stigers procura enriquecer os velhos "standards" com uma nova filosofia musical e vocal, além de trazer novos temas para o jazz, tudo isto aliado a uma voz irrepreensível.

Na música pop, Stigers apontou ao topo, e foi aí, com Elton John, Eric Clapton, Bonnie Raitt e Rod Stewart, que teve a oportunidade de efectuar várias digressões a nível mundial. Em 1992, alcançou enorme sucesso com '(What's so funny 'bout) Peace, Love and Understanding', um tema de Nick Lowe que integrou a banda sonora do célebre filme «The Bodyguard».

Discograficamente, Stigers tem estado activo e em 1995 gravou o seu segundo registo, com o título «Time Was», a que se seguiram «Brighter Days» (1999), «Baby Plays Around» (2001) e «Secret Heart» (2002). Estes dois últimos registos foram já gravados para a prestigiada editora Concord, cujos créditos são sobejamente conhecidos, assim como as suas exigências de qualidade no que respeita ao seu catálogo de artistas.

Stigers tem ainda participado em gravações e tocado com músicos de renome na área do jazz, como Gene Harris, Toots Thielmans, Randy Brecker, Jimmy Scott, Frank Wess ou Red Holloway.