Sean Jones Quarteto



Para o notável compositor, trompetista e educador Sean Jones, a busca do Jazz é um esforço mais sério. Não apenas em termos de dominar a forma de arte, mas no seu sentido mais pleno e finalidade social, filosófica e espiritual. Profundamente influenciado por sua experiência na música gospel na igreja, quando jovem, Sean teve uma epifania aos 19 anos, quando era estudante na Universidade Estadual de Youngstown. Esse despertar ocorreu - como com tantos outros músicos sérios - com a primeira audição da obra-prima do magnífico John Coltrane, “A Love Supreme”. 

Sean, ainda em criança, já cantava no coro da Igreja da sua cidade natal, Warren, Ohio. Originalmente baterista, descobriu o Jazz e o trompete aos dez anos de idade, ao ouvir Miles Davis - especificamente “Kind of Blue” e “Amandla”. 
"Miles é, provavelmente, a minha maior influência como artista. A sua visão inovadora, a maneira como evoluiu com o tempo, e a pureza do seu som." 

Seriamente comprometido com o instrumento, o jovem e talentoso músico também teve a sorte de ter aulas particulares com o professor e eminente trompetista Esotto Pellegrini. 
"Woody (Shaw) e Freddie (Hubbard) foram primeiro e segundo para mim. E através deles descobri Clifford Brown”.
Cita também Wynton Marsalis, cuja ética pessoal e de trabalho e capacidade de quebrar barreiras teve um efeito profundo sobre o artista emergente. 

Cinco anos mais tarde, já mestre pela Universidade de Rutgers (onde estudou com o reputado Professor William Fielder, que também ensinou Marsalis) Sean integrou a Lincoln Center Jazz Orchestra, onde ficaria até 2010, tendo participado em dois álbuns. 

Ao longo da sua carreira, Sean Jones gravou e actuou com Joe Lovano, Chico O'Farrill, Illinois Jacquet, Jimmy Heath, Frank Foster, Nancy Wilson, Dianne Reeves, Gerald Wilson e Marcus Miller. 

Após deixar a Lincoln Center Jazz Orchestra, Sean decidiu que era altura de fazer a sua própria contribuição para o Jazz, e a confiança e apoio dos mestres cimentou a sua determinação. 

A educação também é um elemento importante nas actividades de Sean. Pouco tempo depois de entrar para a LJCO ele começou a ensinar na Universidade de Duquesne, Pittsburgh, onde é atualmente Professor Associado de Jazz. Em 2012, tornou-se professor de trompete no Conservatório de Oberlin. Além disso, lecciona mais de dez master classes e workshops anuais por todo o mundo.