Ron Carter Foursight Quarteto

 

Falar do contrabaixista Ron Carter é falar de um grande mestre do jazz moderno, de um líder aglutinador de grandes formações instrumentais e de um sideman altamente solicitado, sobretudo a partir do momento em que (nos anos de 1963 a 1968) participou de parte inteira num das formações mais míticas de toda a história do jazz: o segundo quinteto de Miles Davis.

Entre os vários grandes músicos aos quais Ron Carter emprestou o talento da sua musicalidade contam-se Tommy Flanagan, Gil Evans, Lena Horne, Bill Evans, B.B. King, o Kronos Quartet, Dexter Gordon, Wes Montgomery, ou Bobby Timmons, por aqui se percebendo a polivalência da sua personalidade, tendo ainda tocado no início dos anos de 1960 com Jaki Byard e Eric Dolphy, um pouco por todos os EUA.

Além de instrumentista e compositor e dedicando grande parte da sua actividade à docência, Ron Carter é autor de métodos de contrabaixo, tem o bacharelato em música pela Eastman School de Rochester e o mestrado em contrabaixo pela Manhattan School of Music de Nova Iorque, sendo ainda doutor honorário pela mesma escola superior de música e pelo Conservatório de Música de New England.

Ron Carter actuará no Estoril Jazz com o seu quarteto constituído por Stephen Scott, Payton Crossley e Rolando Morales-Matos.