Miguel Zenon Quarteto & Karrin Allyson Quarteto

Miguel Zenon

Depois de o saxofonista Miguel Zenon tanto ter impressionado o público do Parque Palmela no fulgurante concerto em que, no ano passado, integrou o brilhante S F Jazz Collective, a aposta deste ano do Estoril Jazz em voltar a trazê-lo a Cascais justifica-se pelo facto de agora actuar à frente do seu quarteto e ainda porque Miguel Zenon é, no jazz actual, a mais carismática personalidade do jazz latino com sede em Nova Iorque.

Natural de Puerto Rico, à semelhança de tantos notáveis músicos hoje em destaque na cena nova-iorquina, Miguel Zenon apaixonou-se pelo jazz ao ouvir pela primeira vez uma gravação de Coltrane e, depois de fazer a sua formação académica no famoso Berklee College of Music (Boston), radicou-se na Big Apple, onde logo deu nas vistas, após ter concluído o mestrado em saxofone na Manhattam School of Music e começado uma já aclamada carreira profissional.

Uma primeira digressão europeia realizada em 2003 acrescentou-lhe fama e, depois de já ter tocado ao lado de Charlie Haden, David Murray, Ray Barretto e David Sanchez, Miguel Zenon é hoje um dos indiscutíveis saxofonistas do novo jazz, com quatro álbuns gravados em seu nome.

Karrin Allyson

Emergindo no início dos anos de 1990 e mantendo-se até hoje em transbordante actividade, Karrin Allyson é uma das maiores revelações do actual panorama do jazz cantado feminino, tanto no plano da colocação e timbre da voz, como no plano da improvisação em scat.

Natural de Great Bend (Kansas City) e tendo crescido em Omaha e em S. Francisco, Allyson estudou primeiro piano clássico, ao mesmo que actuava como cantora folk ou na banda rock feminina Tomboy. Foi após ter-se graduado pela Universidade de Nebraska que Karrin Allyson se interessou pelo jazz e regressou à região de Kansas City, onde actuava num clube propriedade de um seu tio quando, pela primeira vez, em 1992, gravou um álbum de jazz em seu nome para a Concord.

Desde sempre sabendo reunir à sua volta músicos talentosos para a constituição de grandes formações de acompanhamento e valorização da sua voz, a cantora já gravou perto de uma dúzia de álbuns importantes, o penúltimo dos quais – Footprints – foi alvo de entusiásticas recensões críticas.

Karrin Allyson actuará no Estoril Jazz com o seu trio constituído por Rod Fleeman, Ed Howard e Todd Strait.