Miguel Zenón

Miguel Zenón - sax alto
Luis Perdomo - piano
Hans Glawischnig - contrabaixo
Henry Cole- bateria

Natural de Porto Rico, à semelhança de outros notáveis músicos hoje em destaque na cena nova-iorquina, Miguel Zenón apaixonou-se pelo jazz ao ouvir pela primeira vez uma gravação de Coltrane. E depois de fazer a sua formação académica no famoso Berklee College of Music (Boston), radicou-se na Big Apple, onde logo deu nas vistas, após ter concluído o mestrado em saxofone na Manhattam School of Music e começado uma muito aclamada carreira profissional.

Entre vários projetos de outros músicos nos quais participou e depois de uma estreia como líder, altamente prometedora, com o disco Looking Foward editado pela independente espanhola Fresh Sound New Talent, merece especial destaque Ceremonial, o primeiro CD gravado para a Marsalis Music, totalmente preenchido com composições originais e publicado em 2004. Seguiu-se, no ano seguinte, Jíbaro, que se caracteriza por uma reinterpretação e recriação jazzística da música popular rural porto-riquenha.

Em 2005, Awake representa um salto mais no progressivo desenvolvimento de uma firme personalidade musical, mantendo-se regra geral a formação do seu quarteto, a partir desta gravação, precisamente a mesma que o saxofonista este ano apresenta no Estoril Jazz: Hans Glawischnig (contrabaixo), Henry Cole (bateria) e ainda o venezuelano Luis Perdomo, um dos mais notáveis e criativos pianistas do jazz actual, em termos absolutos e, ainda, no que ao jazz de recorte latino diz respeito.

Mais recentemente, Esta Plena (2009) e Alma Adentro (2011), aprofundando a vocação composicional deste músico, bem como a sua maestria instrumental e invenção solística, foram considerados entre os melhores álbuns desses anos em várias publicações internacionais da especialidade, constituindo, certamente, um fabuloso manancial para o repertório do concerto de hoje e, por isso mesmo, mais um motivo de interesse para a actuação deste entusiasmante quarteto.

Por fim, um outro lado da atividade de Miguel Zenón merece o justo destaque: o da divulgação pedagógica, tendo o saxofonista desempenhado funções docentes em várias instituições norte-americanas e internacionais, como o Berklee College of Music, o Siena Jazz, o Conservatório de Amesterdão ou a Manhattan School of Music.