Lee Konitz & Minsarah C/ convidado André Fernandes

Nascido em 13 de Outubro de 1927, em Chicago, Illinois, Lee Koniz é um dos nomes históricos de referência do jazz moderno norte-americano, como saxofonista e como compositor.
Pertencendo ao escol de músicos que trabalharam com o grande pianista Lennie Tristano, nos anos de 1940, Konitz ficou assim conhecido como um dos maiores mestres da corrente cool do jazz, tendo logo no início da sua carreira tocado em duas formações-chave: a big band de Claude Thornhill e o célebre noneto de Miles Davis que gravou para a Capitol (em 1949) a obra-prima The Birth of the Cool.


Mais tarde, nos anos de 1950, tocou integrado na orquestra de Stan Kenton mas foi como líder dos seus próprios grupos que Lee Konitz se fez destacar como singular compositor e como saxofonista, sempre caminhando, esteticamente, à frente do seu tempo. Entre estas formações, alguns dos destaques vão para o trio que, composto
por Sonny Dallas e Elvin Jones, gravou em 1961 o célebre Motion; a série de duetos que registou em estúdio com outros grandes colegas de profissão; e ainda as suas gravações ao lado de músicos tão distintos como Dave Brubeck, Ornette Coleman, Charles Mingus, Gerry Mulligan e tantos outros.
Lee Konitz é, aliás, um dos músicos de jazz com uma discografia mais extensa e de grande qualidade, tendo gravado com músicos de várias gerações. A Cascais, Konitz traz um trio europeu ao qual convidou a juntar-se André Fernandes, um dos nossos mais notáveis guitarristas.