De Dena DeRose pode seguramente dizer-se que canta e toca jazz por paixão e devoção. A opção pelo canto sucedeu, todavia, de forma singular, sendo despoletada quando uma intervenção cirúrgica a uma das suas mãos a impediu temporariamente de tocar piano, interrompendo a sua carreira. Daí a ter-se tornado uma das mais aclamadas revelações da actualidade foi um passo bastante curto, competindo legitimamente com as melhores vozes da actualidade.
Nascida em Binghamton, Nova Iorque, DeRose iniciou a aprendizagem musical aos três anos de idade. De facto,ao observar a facilidade com que DeRose transpunha para o seu órgão de brincar algumas simples melodias que ouvia, a sua mãe decidiu então presenteá-Ia com lições de piano. Foi, contudo, apenas na faculdade que surgiria a paixão pelo jazz, logo materializada na oportunidade de tocar com os lendários contrabaixistas Slam Stewart e Major Holley. Tinha, então, 22 anos.
Passado este período, Dena DeRose começou a liderar os seus próprios agrupamentos, enquanto pianista, iniciando em 1988 a sua carreira como cantora. Com a mudança para a cidade de Nova Iorque, em 1992, surgiria a oportunidade de tocar com alguns jazzmen de eleição. De entre estes, destacam-se fundamentalmente Randy Brecker, Bob Moses, Ron McClure, Terry Clarke, Virginia Mayhew, Jacky Terrason e Dottie Dodgion.
Se musicalmente, DeRose tem sólidas bases como pianista, o que faz dela uma solista de grande nível, capaz de viver por si própria, quando acrescenta a sua voz ao piano – uma voz original e criativa – atinge uma rara combinação de talentos. É que DeRose tem essa capacidade notável de se destacar igualmente como vocalista e como pianista.
Discograficamente Dena DeRose conta já com cinco discos editados, tendo recentemente assinado contrato com a editora Max Jazz, através da qual editou em 2005 o CD A Walk in the Park.
Ao seu papel de cantora e pianista, Dena DeRose adiciona também o de educadora musical, ministrando aulas privadas há mais de 15 anos, bem como conduzindo seminários e master classes em prestigiadas universidades e colégios.
Restam, pois, poucas dúvidas de que Dena DeRose dispõe de todas as capacidades para se tornar rapidamente uma artista de destaque no panorama do jazz, pese embora o facto de continuar a ser ainda injustamente uma das cantoras mais subavaliadas pela crítica.