Ausência de alunos das Escolas de Jazz de Lisboa (Hot Clube e ESML) no Estoril Jazz

À DM-Produções,

Antes de mais queria agradecer o acordo feito com a escola do HCP para que os nossos alunos / sócios possam usufruir de condições especiais na compra de bilhetes para o Estoril Jazz.

Temos constatado ao longo dos últimos anos, que apesar do aumento do nº de alunos, a presença em masterclasses e concertos no clube é muito escassa.

Isso deve-se a vários factores. Desde o excesso de oferta, o facto deste estilo musical não ser o mais procurado pelas novas gerações, o acesso fácil à informação (youtube, facebook), etc.

O Hot Clube tem neste momento alunos com uma média de idades a rondar os 18 anos. Alunos e alunas que estão a descobrir o que farão da sua vida. Portanto, exploram e experimentam novos mundos.

Diria que 80% dos nossos alunos vêm cá ter porque encontram no ensino do jazz um modo de se expressarem ou porque pura e simplesmente encontram no Hot uma alternativa às escolas tradicionais de música. E encontram no jazz ferramentas que usarão ou não em estilos aos quais estão mais ligados.

Da nossa parte continuaremos a garantir masterclasses e concertos de qualidade mas temos consciência que muitos poucos são os que interessam verdadeiramente por jazz. E se assim não fosse não teriamos mercado para tanta gente.

Reforço o obrigado pela parceria connosco e da minha parte farei um esforço para arrastar mais gente aos concertos de jazz.

Bruno Santos
Direcção Pedagógica
Escola de Jazz Luíz Villas-Boas / Hot Clube de Portugal
04 Junho 2015