Wycliffe Gordon Quarteto

Wycliffe Gordon - trombone
Aaron Diehl - piano
Corcoran Holt - contrabaixo
Alvin Atkinson - bateria

Nascido em Waynesboro, Georgia, em 1967, Wycliffe Gordon iniciou o seu percurso profissional como trombonista em variadíssimos grupos, como os de Dizzy Gillespie, Lionel Hampton, Tommy Flanagan, Joe Henderson, Randy Sandke ou Branford Marsalis, tendo-se naturalmente destacado com maior evidência quando passou a integrar com regularidade o septeto de Wynton Marsalis e a Orquestra de Jazz do Lincoln Center (LCJO). Aliás, Wycliff tem visto algumas das suas obras mais notórias tocadas em concertos por esta orquestra, como é o caso da banda sonora para o filme mudo Body and Soul (1925) — no qual o grande Paul Robeson fazia a sua primeira aparição no cinema — e estreada pela LCJO na abertura da temporada de 2000/2001. Mas já em Março de 2004 a Brass Band de Battle Creek estreara I Saw The Light, uma significativa homenagem ao pugilista Muhammad Ali.

Pelo que já se depreende da expressão programática destas obras, às quais se poderiam acrescentar Apollo: Yesterday, Today, and Tomorrow (2011), em comemoração dos 75 anos de existência do famoso Apollo Theater (Harlem, Nova Iorque), ou Beyond the Blackberry Patch, encomendada pela cidade de Columbus, Ohio, que conta a história deste bairro numa execução orquestral que envolveu estudantes das escolas e membros da comunidade, Wycliff Gordon (ele próprio cantor) tem-se mantido fiel às origens afro-americanas do jazz e à musicalidade do seu povo. Estas são de resto admiravelmente traduzidas na sua linguagem instrumental que, a par das técnicas mais modernas, frequentemente evoca a expressividade tradicional das grandes vozes negras, bem como o estilo “vocal” de históricos trombonistas do swing, mestres de referência neste difícil instrumento.

Honory Doctorate, pela Universidade de Scranton (Pennsylvania), Wycliffe Gordon gravou 15 Cds como líder e participou em dezenas de outros como sideman e já foi galardoado com vários prémios pela Associação dos Jornalistas de Jazz, tendo finalmente sido escolhido, ao fim de 20 anos de carreira, como o melhor trombonista do ano (2012) na exigente Critics Poll da revista Down Beat.

Apresentando-se no festival com um quarteto que habitualmente participa em digressões nacionais e internacionais — e que inclui Aaron Diehl (piano), Corcoran Holt (contrabaixo) e Alvin Atkinson (bateria) —, Wycliffe Gordon e seu grupo deixam antever um dos melhores concertos de encerramento do Estoril Jazz.