Scott Hamilton

Scott Hamilton - sax tenor
John Pierce - piano
Dave Green - contrabaixo
Steve Brown - bateria

Scott Hamilton nasceu em 1954, em Providence, Rhode Island.

De formação autodidata, Hamilton desde o início se apaixonou pela sonoridade de Johnny Hodges mas foi só aos 16 anos de idade que seriamente se começou a dedicar ao saxofone.

1976 foi o ano em que o músico chegou a Nova Iorque, levado pela mão de Roy Eldridge, que já o conhecia de Boston, sendo o grande trompetista igualmente importante na sua introdução nessa vibrante cena do jazz que era a Big Apple. Anita O’Day, Hank Jones, Illinois Jacquet, Vick Dickenson ou Jo Jones foram os primeiros grandes músicos com os quais Scott Hamilton tocou, tendo em 1977 formado o seu primeiro quarteto, logo tornado quinteto, assinando então contrato com a editora Concord, para a qual gravou até hoje mais de quatro dezenas de álbuns em seu nome.

Entre outros músicos importantes com quem Hamilton se fez ouvir contam-se, por exemplo, Benny Goodman, nas formações do qual tocou várias vezes até ao início dos anos 80, mas também Dave McKenna, Woody Herman, Tony Bennett, Gerry Mulligan, Flip Phillips, Buddy Tate, Rubi Braff ou Warren Vaché, para já não falar das várias gravações de Rosemary Clooney em que participou.

Fazendo da Inglaterra a sua base principal, Scott Hamilton faz inúmeras digressões por outros países europeus, como Itália, Alemanha, Espanha, Holanda e outros países escandinavos, continuando a deslocar-se regularmente aos EUA para participar em festivais como o New York JVC ou o de Irvine (Califórnia) em 2007 ou para atuações em salas de referência como o Lincoln Centre em Nova Iorque. Mais recentemente, Scott Hamilton ganhou o primeiro Ronnie Scott’s Jazz Award, instituído em homenagem ao histórico saxofonista inglês para consagrar os melhores instrumentistas internacionais.

Um dos seus mais recentes álbuns, Nocturnes & Serenades, foi gravado precisamente com o seu quarteto britânico que este ano traz ao Estoril Jazz. E, mais uma vez, nele vem a primeiro plano o estilo inconfundível de Scott Hamilton, como um dos mais destacados representantes do jazz mainstream, claramente inspirado na linguagem dos grandes mestres do jazz clássico e, entre estes, dos seus mais modelares saxofonistas.


Convidado:




Art Themen - sax tenor